quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SOCIOLOGIA - PROCESSOS SOCIAIS


Introdução a Sociologia - Sebastião V. Nova

1 - Processos Sociais, Coesão e Disjunção: Os processos sociais são toda e qualquer forma de interação social em que participem dois ou mais agentes sociais, sejam eles: indivíduos, grupos, agregados, etc.

            Os processos ainda podem dividi-se em Coesivos ou positivos e Disjuntivo ou negativo, neste caso a diferença está quando a aproximação no caso do primeiro e o distanciamento no caso do segundo de agentes sociais.

2 - Interação e Ação Social: A interação aparece como o mais importante processo social, todos os processos sociais na verdade são alguma forma de interação, dessa forma a interação aparece como processo de influência recíproca ou unilateral entre dois ou mais agentes sociais.

            A influência acontece de forma recíproca quando os agentes envolvidos podem interagir um exercendo influência sobre o outro, é o que acontece numa conversa por exemplo, já a influência é unilateral quando um agente somente exerce influência sobre o outro, é o que acontece quando lemos um livro ou assistimos um filme, esse processo de interação é muito perigoso uma vez que nos dias atuais ele é fortemente utilizado para controlar as massas.

3 - Interação, Contato e Comunicação: Se a interação é o processo social geral, o contato é o processo social primário, sem ele não poderia haver interação da mesma forma que o contato precisa da comunicação, a comunicação é quem possibilita o contato.

4 - Isolamento e Contato: O contato surge como papel fundamental na questão do isolamento, seja ele cultural ou físico.

            No isolamento sociocultural o indivíduo se vê dentro de uma sociedade e até próximo por questão de contato, mas a sua sub-cultura não permite que ele interaja com membros de outra sub-cultura, é o que acontece com o sertanejo do interior de Pernambuco ao assistir uma show de restart no underground.

5 - Cooperação, Ação Coletiva e Pacto Social: A cooperação é o processo social no qual os indivíduos ajudam-se em função de um consenso a respeito de metas culturalmente legítimas, valores, crenças e normas coletivas.

            Nem sempre a cooperação acontece quando os indivíduos tem um objetivo comum, mas pode acontecer quando um objetivo de um ajuda no outro, é o que acontece com a relação entre trabalhador e empresário.

6 - Acomodação e Assimilação: A acomodação é um processo social no qual os indivíduos que não compactuam de mesmo valores, metas e regras, convivem lado a lado sem interferir no objetivo do outro grupo.

            Já a assimilação é o processo no qual membros de grupos diferentes que não compactuam de mesmo valor, regra ou norma, tendem a permutarem parte de seu acervo sociocultural em função de uma interação naquela sociedade a qual eles almejam adentrar, é o que acontece com os imigrantes por exemplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - Teoria dos Recursos

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III WENDERSON GOLBERTO ARCANJO FICHAMENTO ...