quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SOCIOLOGIA - Instituições Sociais


Introdução a Sociologia - Sebastião V. Nova

1 - Instituições, Associações e Grupos Primários: A definição na sociologia de instituições está relacionada com uma entidade que tem como função a transmissão de valores, crenças e normas, dessa forma temos a família como uma instituição.

            É comum o uso errôneo do termo instituição para intitular certas organizações formais, como acontece com a universidade, uma universidade que tenha um contrato de prestação de serviço a um aluno é uma organização formal, já se um dia os sociólogos se referirem ao termos universidade brasileira, sem especificar qual universidade, neste caso está sendo abordado a instituição universidade.

            O termo associação ou grupo secundário na sociologia tem o mesmo sinônimo, já o conceito de organização formal é usado por aqueles grupos que tem pelo menos uma relação contratual com os indivíduos.

2 - Universalidade, origem e interdependência das instituições: Algumas instituições são consideradas como universais, por que existem desde as mais remotas formas de civilizações é o que acontece com a família, economia, religião, educação, porém o caráter universal das instituições não vincula sua dependência a uma central, dessa forma cada sociedade tem sua visão particular de família, educação, etc.

3 - Família: A família surge como umas das instituições mais antigas da sociedade, é através dela que o indivíduo tem acesso a uma gama de informações pertinentes principalmente a sexualidade, casamento e tradição.

            Os tipos de famílias se dividem entre: monogâmica, poligínica e a poliândrica, na monogamia o casamento acontece entre um homem e uma mulher, esse tipo de família é mais presente em sociedades cristo - judaica, já a poligamia é mais comum entre os mulçumanos, onde um homem pode ter várias mulheres e por fim temos a poliândrica, onde uma mulher tem mais de um homem.

            A forma de organização das famílias estão de acordo com as características da região a qual elas habitam, quando essa região é de campo, com economia geralmente agrícola, as famílias assumem a forma de patriarcal, por sua vez quando estas se manifestam nos grandes centro urbanos, ela recebe o nome de nuclear. A família patriarcal, assim é por que existe uma necessidade nos campos pela mão de obra dos membros da família, já a nuclear também respeita as necessidades impostas pela natureza, neste caso um limite de espaço, por ser os centros urbanos o local no qual convivem esse tipo de família, logo é racional que essas famílias não possam ser grande, sendo no máximo o pai, a mãe e os filhos.

4 - Instituições Econômicas: As atividades econômicas são institucionalizadas somente quando trazem consigo crença, valores ou normas sociais, é o que acontece por exemplo com o capitalismo que não representa somente um modelo econômico, mas um sistema de crença, valores e normas, neste caso ele passa a ser institucionalizado, o mesmo acontece com o feudalismo, mercantilismo, etc.

            Assim sendo passamos a observar que os modos de produção são institucionalizados, a importância das instituições variam de acordo com a sociedade a qual está sendo observada, dessa forma a instituição econômica tem mais importância na sociedade industrial que a família ou religião, o mesmo não acontece com as sociedades tribais.

5 - Instituições Políticas: As instituições políticas surgem como necessidade de controlar a convivência nas sociedades, dessa forma ela surge de forma menos intensa em sociedades menos complexas como é o caso de uma tribo indígena onde o cacique é a pessoa que detém o poder político, porém esse poder é bastante reduzido a momentos somente de crise.

            O mesmo não acontece em sociedades multiculturais e complexas como as industriais, neste caso é preciso de instituições políticas permanentes e nem sempre o carisma está como qualidade fundamental para permanência em um cargo político de um membro da sociedade.

6 - Religião: As instituições religiosas dizem respeito de como o homem estabelecem certas relações com o domínio metaempírico da realidade. É notório a capacidade de influência das religiões sobre os comportamentos humanos, é por isso que a instituição religião é alvo de estudo da sociologia, tamanha é a influência dada por algumas religiões no comportamento dos indivíduos que temos sociedades inteiras com bases religiosas, é o que acontece por exemplo com as sociedades de influência judaico-cristã, ou calvinista, islâmica, etc.

7 - Recreação: A recreação surge universalmente em todo as sociedades como conseqüência do grande acúmulo de tensões acarretadas pela vida em sociedade, no dia a dia os indivíduos são obrigados a suprir suas emoções, pensamentos, etc, isso faz com que o indivíduo fique tenso e precise de um momento para liberar essas tensões, dai surge as instituições recreações, no caso do Brasil temos o Carnaval e o Futebol por exemplo.

8 - Educação: A instituição educação assume a forma de ser universal uma vez que em toda sociedade da mais complexa a tribal está presente a instituição educação.

            Na sociedade tribal esta assume papel fundamental na transmissão de ensinamentos aos indivíduos com o intuito de que eles ocupem certo status, posição na sociedade, o mesmo ocorre com as sociedades complexas, na qual o indivíduo é formado desde cedo para ocupar uma posição social, uma posição necessária ao funcionamento daquela sociedade.

            A escola surge com a revolução industrial, antes dela a transmissão de conhecimento acontecia geralmente na família no caso das sociedades medievais por exemplo, a escola surge como uma necessidade do novo modo de produção capitalista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - Teoria dos Recursos

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III WENDERSON GOLBERTO ARCANJO FICHAMENTO ...