quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CIÊNC POL E TGE - Formação dos Estados

Teoria Geral do Estado - Darcy Azambuja

1 - Elementos essenciais do Estado: São tidos como elementos essenciais a existência do estado: Um território, Um povo e um governo.

2 - A população do Estado: Um questionamento acerca de população é bem difundido, é sobre o limite populacional de um Estado. Pergunta-se qual deve ser o maior limite populacional de um estado? Os Gregos tinham suas teorias, Rousseau também o limitara, mas a verdade é que não temos como fixar um número de habitantes de um estado, ao passo que uma reunião de pequenas famílias não formam um estado, por que ainda o faltam um poder necessário.

3 - Povo e Nação: Conceitos geralmente confundidos com o de população, porém com diferenças notáveis.

            Povo é a população do Estado sob o aspecto jurídico, é um conjunto de pessoas, raças, crenças, que são regidos por um mesmo sistema de códigos, seja em território nacional ou não.

            Nação é um grupo de indivíduos unidos não por uma relação jurídica como acontece com o conceito de povo, mas sim por uma relação ideologia, uma união de aspirações comuns, povo é uma relação jurídica, nação é uma relação moral, unida por um sentimento complexo e poderosíssimo, o patriotismo.

4 - O princípio das nacionalidades: "Toda nação tem direito a se forma Estado, a humanidade dividi-se em nações: o mundo deve dividi-se em Estados que lhes correspondam. Toda nação é um Estado; Todo Estado, uma pessoa nacional"

5 - Doutrinas contrárias a nação: o individualismo e o internacionalismo: As doutrinas individualistas surge como uma forma de representar um egoísmo por parte de alguns, geralmente uma sociedade intercala sendo o momento histórico fator fundamental da opção de um povo, em Atenas por exemplo no século de Péricles, todo Ateniense era disposto a dar a vida em prol de Atenas, 100 (cem) anos mais tarde ninguém estava disposto a se sacrificar pela nação.

            A questão é que os individualistas esquecem de que em um mundo onde a justiça internacional ainda é um ideal, não existe lugar mais seguro se não na sua nação.

            As doutrinas do internacionalismo pregam o banimento de todas as fronteiras e uma união em um só povo dos Estados, ao passo que pregam também o fim das guerras e o incentivam as lutas de classes,
6 - Natureza e espécies do território:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - Teoria dos Recursos

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III WENDERSON GOLBERTO ARCANJO FICHAMENTO ...