domingo, 1 de dezembro de 2013

DIREITO PENAL I - TEORIA DO CRIME - Agração Pelo Resultado


Continuando a Teoria do Crime, este trabalho é um resumo do
Cap XXX do Livro Curso de Direito Penal (parte geral) do renomado Rogério Greco, 15ª Ed. Ano:2013.
Qualquer erro, por favor, me reportem.


1 – AGRAVAÇÃO PELO RESULTADO (Art. 19, CP/40): A agravação pelo resultado é imposta ao agente se o mesmo agiu ao menos com culpa, isso ocorre para evitar a responsabilidade objetiva.

2 – CRIMES QUALIFICADOS PELO RESULTADO: Para que o crime possa ser qualificado pelo resultado, é preciso que o agente atue com dolo na conduta e dolo no resultado qualificador, ou dolo na conduta e culpa no resultado qualificador, caso contrário o resultado não será imputado ao agente e o mesmo responderá somente por aquele que tinha inicial vontade de cometer.

            Imagine um exemplo em que o agente visa causar grave lesão a vítima, neste caso a vítima tem um membro amputado. O agente agiu com dolo tanto na conduta quanto no resultado, então o qualificador será aplicado a lesão corporal.

            Em um segundo caso de um agente que objetiva causar dano a uma mulher, se ele souber que ela estava gravida ele agirá com dolo na conduta, caso essa mulher venha a perder o filho, sem que esta fosse a intenção do agente, o resultado será de natureza culposa e o qualificador será imputado ao agente.

3 – CRÍTICA AOS CRIMES PRETERDOLOSOS: Os crimes preterdolosos são alvos de inúmeras críticas, principalmente pelo fato de irem de encontro ao (Art. 18, Parágrafo Único, CP/40) que em sua redação prevê que só poderá ser imputada pena quando o fato for praticado dolosamente, salvo os casos expressos em lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - Teoria dos Recursos

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III WENDERSON GOLBERTO ARCANJO FICHAMENTO ...