quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SOCIOLOGIA - Fichamento Geral

Introdução a Sociologia - Sebastião V. Nova

1 - Problema Social e Problema sociológico: Antes de entendermos o que vem a ser o problema social é importante ressaltar qual o objeto de estudo da Sociologia. A sociologia se encarrega de estudar os fatos sociais, deixando de lado a resolução de problemas sociais, isso não é função da sociologia, mas geralmente é confundida como principalmente nos países sub-desenvolvidos. O problema social é identificado pela sociologia e estudado por ela, o problema pode ser social para uns e não para outros, de maneira geral identifica-se um problema social quando obedece a dois critérios subjetivos, o sentimento de indignação moral que um fato desperta em uma parcela considerável da população, relacionado a idéia de justiça, e sem excluir este o temor que um fato represente uma ameaça para a coletividade. A corrupção por exemplo é um problema social, a questão da fome é um problema social, trabalho infantil é um problema social. Problema sociológico é aquele que vem a ser objeto de estudo da sociologia, a sociologia se encarrega de estudar fatos sociais, sendo ou não problema social ou sociológico, um exemplo é a paixão brasileira por futebol, este é um problema sociológico uma vez este é objeto de estudo da sociologia, podemos citar alguns outros como a família, moda, festas, costumes. A violência urbana, por exemplo, pode ser um problema sociológico, uma vez que pode despertar o interesse dos sociólogos para desvendar os motivos de tal fenômeno social, mas ao mesmo tempo trata-se de um problema social, haja vista afetar toda a coletividade.

2 - Teoria e Doutrina social: A teoria social como qualquer outra teoria se encarrega de explicar fatos baseado em observações empíricas, dessa forma é função da teoria social explicar o que acontece nos dias de hoje no campo social por exemplo, encarrega-se também de explorar campos ainda não explorados. A Doutrina Social por sua vez se enquadra como uma idéia de dever ser da realidade, assim as doutras sociais estão no campo da hipótese, tendo sua validade atestada com base em um juízo de dever ser, esta não depende da observação dos fatos e tentam retratar um futuro de como deve ser a exemplo da doutrina positivista que definiu o destino de várias nações, ou a doutrina marxista.

3 - Cultura: Ao nascermos recebemos uma gama de informações, que diferente dos animais não racionais estão relacionadas não a herança genética ou biológica e sim a uma herança artificial criada pelo homem, a essa herança damos o nome de Cultura. Vulgarmente utiliza-se esta palavra para diferenciar um homem de conhecimento daquele que não é letrado, ou para descrever uma ciência, mas no campo da sociologia a cultura adquiri outra descrição, ela é tão abrangente a ponto de não negar nenhuma das anteriores e assim englobar todas elas, para a sociologia, cultura significa ser o resultado de idéias humanas que são passadas de geração em geração. Segundo Edward B. Tylor cultura é: "Um todo complexo que abarca conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade".

4 - Aculturação e Enculturação: O processo de formação das sociedades modernas é resultante em parte de um longo caminho seguido pela sociedade, foram muitos os processos de aculturação que aconteceram ao longo da história. Aculturação consiste no encontro de duas ou mais culturas diferentes e por sua vez mudanças tanto em uma quanto em outra cultura, é o que aconteceu no Brasil. É importante salientar que para haver o processo de aculturação o encontro entre as culturas devem ser no campo prático, assim sendo, uma tendência Brasileira de acompanhar o estilo de vida Norte Americano, não é um processo de aculturação, uma vez que modificar nossas vestimentas, comidas, etc não representa uma mudança na nossa cultura, nossa identidade, não nos tornamos individualistas, competidores, pragmáticos e puritanos como os Norte Americanos.

5 - Sub-cultura: Vivemos em uma sociedade que como visto anteriormente é uma união de diversas culturas, assim como a união de diversas sub-culturas que nada mais são que particulares da cultura, um exemplo clássico é a sub-cultura dos gaúchos, ou dos nordestino, ambas fazem parte de uma cultura maior que é a do povo Brasileiro, mas tem suas particularidades, isso é reflexo de culturas mais ou menos complexas, as culturas menos complexas tendem a ser mais homogênea, já as culturas de um grau de complexidade maior tendem a ser heterogênea.

6 - Estereótipos: Nada mais são que rótulos sociais atribuídos a pessoas de sub-culturas mais evidentes, é o caso que acontece com o carioca, é rotulado como malandro. Este estereotipo pode ser positivo ou negativo, depende de quem o adota.

7 - Fato Social: Um fato social é herda algumas características das normas jurídicas, da norma a coercitividade e a exterioridade. Um fato social é um conjunto de normas não reguladas juridicamente, porém tidas como comportamentais de uma sociedade, que engloba: morais, dogmas, regras jurídicas. Em suma é a maneira de pensar, agir, sentir, interpretar ações de um indivíduo pertencente aquele grupo social.

8 - Ação Social:

9 - Poder: Podemos definir poder como a possibilidade de um homem ou um grupo de homens de exercerem sua vontade através de uma ação comunal, mesmo que contra a resistência de alguns que participem da ação. Algumas características são: Perpassa todos os níveis da sociedade, bem onipresente na vida social, poder condicionado economicamente e poder como tal.

10 - Controle Social - Metas Culturais e Meios Institucionalizados: A definição de controle social vem a ser definida como uma ação do povo para controlar os passos do governo, dessa maneira é o controle exercido pela sociedade sobre o governo. Metas Culturais e Meios Institucionalizados

11 - Status Social: É a classificação do indivíduo na hierarquia social de acordo com sua participação na distribuição desigual da riqueza, prestígio e do poder, dividido em atribuído quando independe da vontade do indivíduo é o caso dos herdeiros, ou adquirido ao contrário quando é alcançado através de esforço do agente.

12 - Self:

13 - Papel Social: São ações esperadas pela sociedade daquele indivíduo que ocupa aquele status social, assim é esperado de um empresário que ele aja de tal forma e não aja como um jogador de futebol por exemplo.

14 - Estratificação Social: É a classificação do indivíduo na hierarquia social de acordo com sua participação na distribuição desigual da riqueza, prestígio e do poder, porém em grupos homogêneos. Dessa vez o que se leva em consideração é o grupo, assim sendo onde existe um grupo de pessoa de certo status existe uma estratificação. Podendo ocorrer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - Teoria dos Recursos

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III WENDERSON GOLBERTO ARCANJO FICHAMENTO ...