quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ECONOMIA - Resumo Geral

1 - Balanço de Pagamento: De acordo com os princípios das Vantagens Comparativas, um país tem que priorizar a produção dos produtos que tem maior vocação, com o intuito de acumular riquezas para comprar aquilo que não produz, então é preciso contabilizar todas as transações econômicas de um país, afim de verificar se tudo ocorre como desejado, a esse somatório de transações econômicas dar-se o nome de Balanço de Pagamento.

            O balanço de pagamento é composto por: Balanço de Transações Correntes, Balanço Financeiro e Capitais Compensatórios.

2 - Balanço de Transações Correntes: O balanço de transações correntes tem como função verificar o rendimento liquido de um país, fazem parte dele: Balança Comercial, Balança de Serviços, Rendimento de Investimento e Transações unilaterais.

            2.1 - Balança Comercial: A balança comercial se encarrega de registrar as importações e exportações de bens e serviços, quando a exportação é maior que a importação, temos então um superávit, já ao contrário, temos um déficit.

            2.2 - Balança de Serviços: A balança de serviços se encarrega de contabilizar qualquer transação seja compra ou venda de qualquer serviço, entre eles: Seguro, Frete, Viagens, Royalties, etc.

            2.3 - Rendimento de Investimento: Rendimento de investimento é todo dinheiro arrecadado como conseqüência de um investimento seja no exterior ou no país.

            2.4 - Transações Unilaterais: São todas as transações que não se enquadram como compra ou venda, como exemplo temos as doações.

3 - Balanço Financeiro e de Capital: O balanço financeiro e de capital se encarrega de contabilizar todas as operações entre residentes e não residentes que se referem a investimentos direitos e outros investimentos, além de operações com derivados. Fazem parte desse balanço: Conta Capital, Conta Financeira onde temos: Investimento Direito, Investimento em Carteira, Derivados e Outros Investimentos.

            3.1 - Conta Capital: Conta que registra transações de fundos, empréstimos, investimentos, etc.
           
            3.2 - Conta Financeira: Fazem parte: Investimentos Diretos do País, Investimentos Estrangeiros Diretos, Reinvestimentos de Multinacionais, Empréstimos e Financiamentos Internacionais, Armotização, Empréstimos de Regularização e Investimentos em Portfólios (Ações).

4 - Capitais Compensatórios: Em capitais compensatórios enquadram-se além de obrigações com o FMI, Erros e Omissões

5 - Demanda Agregada: A demanda agregada é a variável responsável pelo somatório de toda demanda de bens em serviços, muitos fatores devem ser levados em consideração, entre eles: Consumo das Famílias, Investimentos das Emprestas e Gastos dos Governos, logo a demanda agregada depende diretamente da remuneração dos agentes econômicos.

6 - Oferta Global: Representa toda produção de bens e serviços voltada para o mercado interno e externo.

OG = DA + IM =
DA = CO + GG + IV + (EXP - IMP)
DA + IMP = C + CG + IV + (EXP - IMP) + IMP

DA = RA
RA = CO + PO + TR
DA = CO + GC + IV + (EXP - IMP)

CO + PO + TR = CO + GC + IV + (EXP - IMP)
IV = - GC - (EXP - IMP) + TR + PO
IV = TR - GC + PO - (EXP - IMP)

TR - GC = Superávit
PO - (EXP - IMP) = Poupança Externa

7 - GINE: O coeficiente de Gine é geralmente utilizado para medir a desigualdade da distribuição de renda.

8 - PIB REAL: Pega-se um ano de referencia e calcula para comparar os cálculos do preço de hoje. É que elimina a distorção que produz a variação dos preços e nos indica realmente a quando cresce ou diminui a economia.

9 - PIB NOMINAL: O pib nominal tem como função realizar o somatório de todas as riquezas produzidas por um determinado país assim como o pib real, porém este leva em consideração os preços correntes dos produtos fazendo com que não seja muito ideal para uso em análise.

10 - Concorrência Perfeita: A concorrência perfeita é um mercado no qual existe um grande número de empresas e consumidores, de forma que uma empresa não consegue alterar.

11 - Oligopólio: Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeitas, no qual o mercado é controlado por um numero reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando tomar decisões de mercado. É quando tem um numero muito superior de demandante para ofertante, ou seja um pequeno grupo de empresário domina o mercado.

12 - Monopólio: Acontece quando uma única empresa detém um mercado de um determinado produto ou serviço conseguindo portanto influenciar o preço de um bem a ser comercializado.

13 - Oligpsônio: É uma forma de mercado com poucos compradores. Tem pouco demandantes para muitos ofertantes.

14 - Monopsônio: É uma forma de mercado com apenas um comprador. Te um demandante para diversos ofertantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - Teoria dos Recursos

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III WENDERSON GOLBERTO ARCANJO FICHAMENTO ...