quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CIÊNC POL E TGE - Evolução do Pensamento Político


Teoria Geral do Estado - Darcy Azambuja

1 - Evolução História da noção de Estado: A noção de Estado, assim como outros entendimentos sobre outros assuntos evoluem com o passar do tempo, sendo a maioria sustentada por concepções religiosas.

2 - Noção de Estado nos tempos antigos: Índia, Pérsia, China, Egito e Hebreus: Na Índia a noção de estado muito se confunde com o Bramanismo, do qual a desigualdade entre os homens os dividiria em castas, baseada na idéia religiosa de que os deuses quiseram assim, o sistema de castas indiano se mantém por milhares de anos sem que se afronte. Na Pérsia o governo também é estabelecido por Deus, mas lá o governante tem por missão promover o bem e ajudar o povo. Na China não existe uma teoria específica a respeito disso, existe muito conceitos filosóficos, nesta nação o príncipe é o "filho do céu" e tem o dever de promover a felicidade do povo, se ele não cumpri essa determinação ele pode ser destituído. No Egito não é diferente, o Nilo seria uma benção de Deus e sua água deveria ser  usada da melhor forma possível, para que não houvesse briga, Deus deu ao faraó o poder para organizar a distribuição de riquezas, ele próprio é um Deus. Os Hebreus também são teocráticos, porém são limitados, ficando a cargo das doze tribos a fiscalização da aplicação das leis.

3 - Na Grécia e em Roma: Na Grécia o conceito de Estado se confunde com o de moral, muitos dos conceitos que conhecemos hoje diferenciavam-se dos gregos, como é o caso da democracia, na Grécia, somente os cidadãos poderiam votar. Os Estados gregos não são separados da religião, assim como Moral, Direito, Economia estão todos unidos. O Estado Romano se confunde com o próprio estado grego, com uma diferença quanto a ambição, Roma tinha pretensão de se tornar a maior potência a nível global, por sua vez a expansão romana possibilitou a ascensão de um Estado unitário.

4 - Novos elementos: Cristianismo, os Germanos: Foi incorporado na organização social dos Romanos a idéia de cristianismo, inicialmente perseguida pois trazia consigo uma grande afronta ao poder estabelecido, o Estado, tendo em vista que pregava ser os seres iguais e Deus o Rei, essa perseguição continuo por anos até que os imperadores se converteram com o intuito de manter o povo calmo, manter o império, mas durante toda idade média os governantes tentaram a todo custo retomar os tempos áureos do império, retomando o poder que foi tomado por Deus.

5 - Concepção medieval de Estado: No inicio da idade média fica difícil criar uma concepção de Estado, tendo em vista a separação do império romano e o momento que o mundo se encontrava era de grande instabilidade e caos, mas no séc IX e X alguns monges o principal dele Tomás de Aquino começa reflete e criam uma filosofia nova que discute termos como Soberania, a própria idéia de Estado e Direito Natural e Direito Positivo, alegando ser o Direito Natural de origem Divida e todos estariam submetidos a mesma, inclusive o próprio Estado, já o direito positivo é criado pelo estado para reger o comportamento dos cidadãos, sempre como referência o direito natural.

6 - Concepção moderna de Estado: Sobre estado liberal não o podemos confundir com liberalismo econômico, onde no estado liberal o individuo é possuidor de liberdades individuais básicas, não ficando de fora do controle do estado, o estado espiona, sabe tudo sobre seus membros, cria leis, etc. Em suma o estado liberal existe de bom grato, tendo em vista que os membros podem de diferentes raças exercer sua liberdade religiosa, cultural, diferente de raça, credo, etc.

7 - As doutrinas Totalitárias: Comunismo, Fascismo e Nazismo: Nasce num terreno de medo e fome, mas doutrinas totalitárias surgiram inicialmente com o intuito de tirar o estado da mão dos burgueses no caso do comunismo, e devolver o estado ao povo alemão no caso da Alemanha e Itália. Neste caso o estado assume o papel de "pai" sendo responsável pelos meios de produção, guerra, educação, saúde, tudo no ponto de vista integral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - Teoria dos Recursos

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III WENDERSON GOLBERTO ARCANJO FICHAMENTO ...